Mais evidências surgem comprovando os benefícios do mindfulness como estratégia de mudança de comportamento alimentar!
Em termos simples, o mindfulness é uma abordagem na qual o indivíduo realiza suas atividades diárias com foco no que está fazendo: ou seja, se ele está almoçando, nada de ver televisão ou almoçar correndo. Ele trata também dos estágios de fome e dos tipos de fome (comer intuitivo).
O artigo de revisão de Warren, Smith & Ashwell saiu há pouco tempo e trata das evidências científicas do mindfulness na prática clínica. Esses pesquisadores nos mostram que o mindfulness sozinho não parece promover a perda de peso, mas ele é uma estratégia efetiva na mudança de comportamento alimentar. Isso porque ele acima de tudo possibilita ao indivíduo se conhecer e perceber a diferença entre a fome fisiológica e a fome emocional. Isso por si só já é um ganho e tanto na promoção da saúde, visto que a fome emocional é responsável por uma enorme parcela do que comemos (principalmente ultraprocessados e alimentos com baixa densidade nutriticional).
As evidências apontam que mindfulness associado a orientações nutricionais, reeducação alimentar e prática de exercícios físicos é uma das melhores abordagens na mudança de comportamento alimentar e no controle do peso.
Quer saber o que há de mais atual na ciência sobre controle de peso e emagrecimento? Não deixe de acessar o meu curso “Estratégias avançadas no emagrecimento: prescrição e prática clínica”, no qual abordo esse e muitos outros assuntos! Acesse aqui: https://cursos.anniebello.com/estrategias-avancadas-no-emagrecimento/
REFERÊNCIA
WARREN, J; SMITH, N; ASHWELL, M. A structured literature review on the role of mindfulness, mindful eating and intuitive eating in changing eating behaviours: Effectiveness and associated potential mechanisms. Nutrition Research Reviews, 1-12, 2017.