fbpx Skip to main content

Mais evidências surgem comprovando os benefícios do mindfulness como estratégia de mudança de comportamento alimentar!

Em termos simples, o mindfulness é uma abordagem na qual o indivíduo realiza suas atividades diárias com foco no que está fazendo: ou seja, se ele está almoçando, nada de ver televisão ou almoçar correndo. Ele trata também dos estágios de fome e dos tipos de fome (comer intuitivo).

O artigo de revisão de Warren, Smith & Ashwell saiu há pouco tempo e trata das evidências científicas do mindfulness na prática clínica. Esses pesquisadores nos mostram que o mindfulness sozinho não parece promover a perda de peso, mas ele é uma estratégia efetiva na mudança de comportamento alimentar. Isso porque ele acima de tudo possibilita ao indivíduo se conhecer e perceber a diferença entre a fome fisiológica e a fome emocional. Isso por si só já é um ganho e tanto na promoção da saúde, visto que a fome emocional é responsável por uma enorme parcela do que comemos (principalmente ultraprocessados e alimentos com baixa densidade nutriticional).

As evidências apontam que mindfulness associado a orientações nutricionais, reeducação alimentar e prática de exercícios físicos é uma das melhores abordagens na mudança de comportamento alimentar e no controle do peso.

Quer saber o que há de mais atual na ciência sobre controle de peso e emagrecimento? Não deixe de acessar o meu curso “Estratégias avançadas no emagrecimento: prescrição e prática clínica”, no qual abordo esse e muitos outros assuntos! Acesse aqui: https://cursos.anniebello.com/estrategias-avancadas-no-emagrecimento/

REFERÊNCIA
WARREN, J; SMITH, N; ASHWELL, M. A structured literature review on the role of mindfulness, mindful eating and intuitive eating in changing eating behaviours: Effectiveness and associated potential mechanisms. Nutrition Research Reviews, 1-12, 2017.

Pilar 1 - Bases Clínicas do Emagrecimento

Módulo 1: Evidências  Clínicas

Aula 1: O que importa no emagrecimento

Aula 2: Como reconhecer as evidências?

Aula 3: Medicamentos para perda de peso

Módulo 2:  Set point e Estagnação do peso

Aula 3: Por que engordamos?

Aula 5: Efeito Platô e bioquímica do emagrecimento 

Pilar 2 - Estratégias Nutricionais e suplementação no Emagrecimento

Módulo 1: Estratégias nutricionais nível A de evidência

Aula 1: Como escolher a estratégia clínica mais adequada?

Aula 2 - Crononutrição → Paulo Mendes

Aula 3 - Jejum intermitente → Gustavo Monnerat

Aula 4 - Dieta Cetogênica

Aula 5- Plant-based e emagrecimento

Módulo 2:  Fitoterapia e Suplementação 

Aula 1 - Antioxidantes e chás

Aula 2 : Prescrição de Fitoterápicos no Emagrecimento - Com Leandro Medeiros

Aula 3: Suplementação e modulação intestinal - Com Ana Faller

Pilar 3 - Exercício físico e mudança da composição corporal

Módulo 1: Exercício sob o olhar do educador físico

Aula 1: Comportamento sedentário e saúde- Bruno Smirmaul

Aula 2: Exercício físico para perda de gordura corporal-- Parte 1 - Diego Viana

Aula 3: Exercício físico para perda de gordura corporal-- Parte 2 - Diego Viana

Módulo 2: Estratégias nutricionais no exercício físico

Aula 1: Estratégias nutricionais para hipertrofia muscular

Aula 2: Carboidratos na síntese muscular e desempenho físico

Aula 3: Treino e recursos ergogênicos

Aula 4: Recovery no exercício - Com Leticia Penedo

Pilar 4 - Mudança de comportamento no Emagrecimento

Módulo 1: Habilidades de comunicação do nutricionista 

Aula 1: Como melhorar o seu relacionamento com o paciente

Aula 2: Você se comunica de forma efetiva?

Aula 3: Como integrar o aconselhamento nutricional na consulta?

Módulo 2: Nutrição comportamental na prática

Aula 1: Comer intuitivo

Aula 2:Comer Intuitivo na prática clínica

Aula 3: Comer com atenção plena

Aula 4: Técnicas da terapia cognitivo comportamental

Pilar 5 - Pilares da medicina do Estilo de Vida (MEV)

Módulo 1:  Sono e álcool

Aula 1 - O Autocuidado no emagrecimento

Aula 2 - Cuidado com o sono

Aula 3 - Sley Tanigawa

Aula 4 - Álcool e relacionamento - Com Daniela Telo

Módulo 2: Estresse 

Aula 1 - Mindfulness: como praticar?

Aula 2 - Como gerenciar o estresse?

Aula 3 - Práticas corpo e mente Mindfulness

Aula 4 - Ayurveda - Com Duda Witt

Pilar 6 - Prática Clínica Avançada

Módulo 1: Casos Clínicos reais de consultório

Aula 1: Emagrecimento e mudança de composição corporal- Com Flávia Sobreira

Aula 2: Emagrecimento e efeito platô- Com Débora Gapa

Aula 3: Dieta Cetogênica - Com Annie Bello

Módulo 2: Emagrecimento e comorbidades: como  intervir

Aula 1: Emagrecimento com o paciente com dislipidemia- Com Vanessa Montera curso de portas abertas

Aula 2: Emagrecimento e redução da Esteatose Hepática- Com Rafael Salles