Que tal incluir a MEV na sua consulta?
Hoje quero te explicar a diferença entre uma consulta baseada na Medicina do Estilo de Vida (medicine lifestyle), a qual o enfoque do tratamento que envolve questões culturais, com ênfase tanto na motivação do paciente quanto em estipular e alcançar pequenas metas, com a consulta prescritiva tradicional!
Inicialmente, reflita sobre o quadro abaixo e em qual das abordagens a sua consulta nutricional se assemelha:
A grande diferença é:
A medicina do estilo de vida inclui habilidades que tornam o paciente como o centro da consulta, e não as suas doenças ou dificuldades.
Todas as modalidades-chave da medicina do estilo de vida são, de fato, “centrado no paciente”. Mudança de hábitos é difícil e exige a plena compreensão e compromisso dos pacientes para realizar essas coisas.
Provavelmente não há campo da medicina mais centrada no paciente do que a MEV.
Agora reflita: Como você poderia melhorar a sua consulta? Como uma abordagem em MEV poderia agregar?
- Realize perguntas abertas
- Pratique uma escuta ativa
- Reforce os pontos positivos do seu paciente
Durante a consulta baseada na medicina do estilo de vida, reforça-se que mudar hábitos é difícil e requer o pleno entendimento e comprometimento do paciente. Quando praticamos a escuta ativa, percebemos ativamente quais são as grandes dificuldades do nosso paciente, e conseguimos auxiliar certeiramente nesse processo de mudança.
Isso tudo faz parte do que chamamos de prática clínica deliberada
Esse tipo de raciocínio melhora o desempenho clínico e permite ao profissional adquirir “expertise”. Mas, isso requer repetição, motivação e foco, combinado com feedback específico e oportuno para os pacientes a fim de aprimorar e aperfeiçoar o desempenho. Estudos mostraram que o tempo gasto nesse tipo específico de prática é um preditor mais forte do desempenho clínico do que a aptidão acadêmica ou a experiência.
Os elementos-chave da prática deliberada incluem coleta e processamento de dados focados, repetitivos e explícitos, usando conhecimento de saúde\ nutrição aplicado, avaliação e feedback para promover a conscientização de possíveis erros cognitivos e calibrar o desempenho, tanto do paciente como do profissional de saúde.
Alguns lembretes que posso dar sobre a MEV são:
Lembrete 1: Busque entender qual o ideal e qual o objetivo do paciente!
Além disso, a realização de perguntas abertas torna-se eficaz, uma vez que permitem e induzem o paciente a contar a sua história, a serem transparentes. O paciente deve ser o protagonista da consulta.
- Para isso, faça perguntas abertas, como:
-Quantas horas você costuma dormir/acordar e em qual horário?
-Como tem sido para você realizar as mudanças que combinamos?
Lembrete 2: Não se esqueça de avaliar os 6 pilares que compõem o estilo de vida: nutrição, exercício, tabaco e álcool, estresse, sono e relacionamentos saudáveis.
O ritmo circadiano é a base para uma melhor qualidade de vida.
A medicina do estilo de vida avalia pilares que são fundamentais como realizar o manejo do estresse, verificar a disposição exercício, o motivo do aumento ou redução do peso, alterações intestinais e doenças metabólicas associadas ou histórico familiar
Cuide do corpo, da mente e das emoções>busque sempre manejar o estresse e verificar em qual ambiente o seu paciente está inserido!
Lembrete 3: Busque a vitalidade positiva e envolva o seu paciente! Entenda as tentativas anteriores que o paciente fez para mudar o seu estilo de vida e qual a sua percepção disso.
Lembrete 4: Cuide do excesso de informação passada na consulta:
Paciente não é depósito de informação: considerar as informações pertinentes para o momento. Resista ao impulso de fornecer tudo na mesma consulta!
Explore mais ativamente os hábitos de vida seguindo a avaliação mínima respondida pelo paciente previamente.
Lembrete 5: Verifique suas habilidades de comunicação: Você se comunica de forma clara e objetiva?
O profissional deve demonstrar uma posição colaborativa
O QUE É DITO É DIFERENTE DE COMO É DITO, ESCUTAR É DIFERENTE DE OUVIR.
Escutar requer tempo, curiosidade, disposição para perceber o que tem por trás dos gestos e da fala do paciente.
Por isso, use e abuse das técnicas da entrevista motivacional que abordo bastante nos meus cursos e na prática clínica!
Lembrete 6: Foque na motivação do paciente: Leve em conta as prioridades do paciente. Desta forma, ele se manterá motivado a realizar as combinações propostas.
Ao decorrer da consulta, explique aos seus pacientes o resultado da avaliação física, das medidas antropométricas, dos sinais vitais e outros exames necessários.
Lembrete 7: Seja empático e acolhedor
Os 4 elementos fundamentais para isso são:
I. Ver o mundo do seu paciente: ser capaz de ver o mundo como ele vê, ou seja, compreender o que os outros estão dizendo e ver por meio do ponto de vista deles;
II. Não ser julgador (o paciente deve se sentir em um ambiente seguro, onde
exista permissão para ele se expressar);
III. Entender sentimentos;
IV. Comunicar o que compreendeu: comunicar o seu entendimento sobre o
sentimento de outras pessoas para que seus pacientes percebam que são vistos, ouvidos e compreendidos
Lembrete 8: Trabalhe com metas
Normalmente eu trabalho com 4 metas:
-2 metas alimentares
-1 meta comportamental
-1 meta de estilo de vida (sono, álcool, manejo de estresse)
Lembre que a medicina do estilo de vida representa uma abordagem muito significativa para indivíduos para preservar e melhorar a saúde…
Informo aqui algumas referências para consultar e saber mais sobre a MEV.
DELIBERATE Practice at the Virtual Bedside to Improve Clinical Reasoning. The New England journal of medicine , 2022.
LIFESTYLE medicine is no Trojan horse: it is an inclusive, evidence- based, and patient- focused movement. Letters,2021.
LIFESTYLE Medicine: Patient Centered, Value-Based, Outcome Driven. Editorial,p. 2022.
No TAN 8.0 Pró, nós focamos em te dar base sólida para ter um atendimento baseado em evidência comum método validado que trás excelência para o seu atendimento.
Para saber mais sobre ele, clique AQUI