A concentração e a total dedicação a algo que estamos realizando apenas se realiza quando aumentamos nosso foco. Riscamos a procrastinação da nossa lista e a produtividade vem. Mas será que há algum fitoterápico que possa nos ajudar com isso? Há alguma técnica que podemos exercitar e que ajude a aumentar a nossa produtividade?
Saiba que se os seus pilares de estilo de vida estão em equilíbrio, certamente você se sentirá alinhado, disposto e com maior foco e atenção nas suas atividades diárias. Parece algo simples, mas esse é um dos segredos.
Os pilares que mais influenciam na nossa disposição são o sono, a alimentação, o exercício físico, bem como os níveis de hidratação, pois quando estamos desidratados, nosso corpo tende a ficar mais lento.
Vou contribuir aqui com algumas técnicas, hábitos e dicas que auxiliam a manter o foco durante o dia:
Estabeleça tempos específicos para cada tarefa durante o dia
Tente estabelecer horários de desconexão, como por exemplo, das 8h da manhã às 8h da noite
Liste suas tarefas e estabeleça uma ordem de prioridade!
Não se esqueça da importância de realizar pequenas pausas ao longo do período de trabalho! Habitualmente, pensamos que a distração é inimiga do foco, mas não é não! Ela é necessária!
Invista em ferramentas externas que podem te auxiliar, como os aplicativos que controlam a gestão de tempo
Você já ouviu falar da Técnica Pomodoro?
Ela é uma técnica já bem dissipada pelos apaixonados por gerência de tempo, que consiste em colocar para despertar alarme de 25 em 25 minutos com o intuito de focar em apenas uma tarefa! Após os 25 minutos passarem, deve ser realizada uma pausa obrigatória de 5 minutos. Quando 4 pausas de 25 minutos se completarem, você deverá relizar uma pausa maior de 15 a 30 minutos. Além disso, ela consiste em realizar duas listas de tarefas, sendo uma com ítens para serem feitos no presente e no futuro e outra com tarefas do dia.
Outro ponto super importante quando falamos de foco e concentração, é manter uma alimentação adequada e exercícios físicos regulares. A literatura já comprova que a composição da dieta demonstra ter um impacto na função cerebral em vários modelos experimentais e estudos epidemiológicos. Segue a imagem retirada do artigo “HEALTHY brain, healthy life: a review of diet and exercise interventions to promote brain health and reduce Alzheimer’s disease risk” de como o exercício auxilia a manter a concentração (IMAGEM 1)
Já sabemos que a adesão a uma dieta de estilo ocidental rica em gordura saturada, carboidratos refinados, e a alta densidade calórica também é um fator de risco para prejudicar o desempenho e a saúde do cérebro. Mas como isso acontece?!
A sinalização neuronal é mediada pela liberação de neurotransmissores (NTs) nas sinapses entre axônios e dendritos. Existem muitos tipos de NTs, como o aminoácido glutamato, as catecolaminas (dopamina, norepinefrina), e as monoaminas (serotonina, acetilcolina).
Por isso, a qualidade do sono é extremamente fundamental para restaurar a nossa disposição. A melatonina possui diversas funções e também desempenha um papel importante no ciclo sono-vigília.O seu precursor, triptofano, está presente em vários alimentos, por exemplo, em fontes animais como carne, peixe, ovos e leite, e em alimentos vegetais como cereais, vegetais e frutas. Portanto, a dieta pode influenciar os níveis de melatonina no cérebro.
Além disso, o consumo adequado de fibras advindas, principalmente, de vegetais, verduras e frutas é extremamente importante para a saúde da microbiota intestinal e o eixo intestino-cérebro. Outro ponto que influencia no nosso foco e na concentração é o estresse. Tudo está conectado!
Algumas substâncias que podem auxiliar na concentração são a cafeína, a epigalocatequina do chá verde, os flavonoides das frutas cítricas (ou seja, nobiletina, tangeretina). O consumo de alimentos de baixo índice glicêmico também, inibindo o efeito compensatório da liberação de insulina rápida no nosso organismo.
Gostaram de saber um pouco mais sobre técnicas de gestão de tempo? Reforço aqui mais uma vez a importância de mantermos os pilares do estilo de vida em equilíbrio e deixo como sugestão o vídeo do TED “How to Get Your Brain to Focus”do Chris Bailey, e a leitura na íntegra das referências:
REFERÊNCIAS:
HEALTHY brain, healthy life: a review of diet and exercise interventions to promote brain health and reduce Alzheimer’s disease risk. Canadian Science Publishing , 27 jun. 2020.
BRAIN foods – the role of diet in brain performance and health. Nutrition Reviews, 6 jun. 2021.
NUTRITIONAL psychiatry: Towards improving mental health by what you eat. European Neuropsychopharmacology, 2019.