Um post só para falar da Golden hour!
Nada mais emocionante do que poder ficar grudado com o seu bebê que acaba de nascer. Amamentar, sentir o seu cheirinho, curtir mesmo esse momento.
Em português seria a “hora de ouro”, é a primeira hora do bebê no pós-parto. Ela é chamada assim porque é um período importantíssimo para a saúde dele e para o vínculo com a mãe se fortalecer.
Logo após o parto deve haver o clampeamento tardio. Ou seja, o corte do cordão umbilical deve ser feito somente após um aporte maior de sangue ter fluido para o bebê, o que dá aproximadamente 3 minutos a mais depois do parto. Isso garante um aumento nas reservas de ferro para o recém-nascido, prevenindo anemias.
Além disso, o bebê deve ser posto por cima da mãe, com início da amamentação logo ali. A limpeza do bebê e os demais cuidados da equipe médica só devem ser feitos após a primeira mamada e o cessar dessa primeira hora.
Segundo Sharma (2017) a golden hour garante em bebês prematuros:
- Prevenção de hipotermia e hipoglicemia;
- Diminuição da incidência de displasia broncopulmonar e de retinopatia;
- Diminuição da necessidade de se tomar antibióticos;
- Diminuição de hemorragias.
No geral, garante uma melhor qualidade de vida ao bebê e um menor tempo de internação no hospital.
Por fim, a golden hour é um momento crítico também para a mãe, pois o contato pele-a-pele e a primeira mamada garantem uma descarga de hormônios que geram conexão com o filho. Isso gera benefícios que não há nem como descrever aqui nesse texto.
Gestante, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer a golden hour! Só depende do seu plano de parto (depois podemos falar mais sobre isso aqui).
REFERÊNCIA
SHARMA, D. Golden hour of neonatal life: Need of the hour. Maternal Health, Neonatology and Perinatology, v. 3, n. 1, p. 16, 2017.