Que o plástico é um material extremamente poluente e resistente à degradação, todo mundo sabe. Ele não é nada sustentável e se acumula na natureza de forma absurda. Mas você sabia que ele também faz mal à saúde?
Pois é! Os plásticos em geral contêm uma substância derivada do petróleo chamada Bisfenol A (ou BPA). Essa molécula se desprende da matriz do plástico e se mistura ao alimento, principalmente quando o alimento está quente.
Já são relatados vários efeitos deletérios do BPA sobre a saúde humana, mas só para tomar um como exemplo: ele causa hiperuricemia! Aumento na produção de ácido úrico no organismo. Ácido úrico elevado é fator de risco para gota!
E como o BPA faz isso? Ao que tudo indica ele se liga diretamente na enzima Xantina Oxidase no fígado e aumenta sua atividade, aumentando a produção de ácido úrico (Ma et al, 2017).
O que fazer então? Simples: sempre preferir potes de VIDRO! Vidro é um material reutilizável, duradouro e que não gera essa toxicidade.
Então vamos tentar deixar de lado os potes de plástico?
REFERÊNCIA
MA, L. et al. Bisphenol A promotes hyperuricemia via activating xanthine oxidase. The FASEB Journal, p. fj. 201700755R, 2017.
[/et_pb_text]
[/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]