Uso atual
O Ozempic é um medicamento injetável, que contém o princípio ativo semaglutida. Atualmente no Brasi,l na dosagem máxima de 1mg, é aprovado somente para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos que não conseguem controlar adequadamente sua glicemia apenas com mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios físicos, ou com o uso de medicamentos orais.
Conhecido popularmente por “caneta emagrecedora”, nos últimos tempos temos observado o uso indiscriminado do medicamento Ozempic por pessoas sem indicação clínica adequada que buscam perda de peso de maneira rápida.
O medicamento é considerado um divisor de água no manejo da obesidade, e o que tem de mais atual, aprovado e eficaz no tratamento farmacológico da doença. Por ser uma doença crônica, complexa, reicidente e de difícil controle, a obesidade precisa de um tratamento sério e transdisciplinar e, muitas vezes, com intervenção medicamentosa.
Estudos prévios relataram uma perda de peso média de aproximadamente 17% com o uso da medicação, o que é um número bastante relevante se considerarmos que com apenas 3% de perda de peso corporal já conseguimos promover vários benefícios à saúde cardiometabólica.
Contudo, como qualquer outro remédio, o Ozempic tem indicações, prós e contras! Não é para o uso recreacional e indiscriminado por quem não possui recomendação e busca perder apenas alguns quilos extras sem qualquer manejo do estilo de vida.
Mecanismo de ação:
O Ozempic pertence a uma classe de medicamentos chamados agonistas do receptor de GLP1, um hormônio naturalmente produzido pelo intestino delgado após as refeições.
O GLP1 desempenha um papel importante na regulação da glicose no sangue, estimulando a liberação de insulina pelo pâncreas, o que reduz a produção de glicose pelo fígado. Além de retardar o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade e ajudando no controle do apetite.
O Ozempic age imitando o GLP1, estimulando os mesmos hormônios de saciedade e os efeitos benéficos no organismo.
Uso sem indicação e riscos
O uso inadequado por pessoas sem diabetes tipo 2 ou outras condições médicas relacionadas pode trazer sérios riscos à saúde. Um dos principais problemas é que essa medicação não foi desenvolvida para ser utilizada como uma droga para perda de peso em indivíduos saudáveis com IMC adequado, apenas por fins estéticos.
Sua eficácia e segurança nesse contexto não foram amplamente estudadas e documentadas. Portanto, usar o medicamento com o objetivo de perder gordura corporal sem uma indicação médica apropriada é uma prática arriscada.
- Efeitos Colaterais Agravados:
Como acontece com qualquer medicamento, o Ozempic pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. Os mais comuns estão relacionados ao sistema gastrointestinal, como náuseas, vômitos, diarreia e constipação. Esses efeitos costumam ser leves a moderados e tendem a diminuir com o tempo à medida que o corpo se adapta ao medicamento.
O uso indiscriminado pode aumentar a ocorrência e a gravidade desses efeitos colaterais, afetando a qualidade de vida e o bem-estar geral.
Para minimizar os efeitos colaterais e maximizar os benefícios do Ozempic é recomendado fazer algumas adaptações na dieta como:
- Consumir uma alimentação saudável e equilibrada: Opte por uma dieta rica em alimentos naturais e nutritivos, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Isso ajudará a fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo;
- Aumente o consumo de fibras: Alimentos ricos em fibras, como vegetais folhosos, grãos integrais e leguminosas, podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a incidência de constipação, um dos efeitos colaterais gastrointestinais comuns do Ozempic;
- Fracionar as refeições ao longo do dia: Dividir a alimentação em várias refeições menores e mais frequentes, em vez de grandes refeições volumosas, pode ajudar a reduzir a sensação de saciedade excessiva e minimizar a ocorrência de náuseas;
- Evitar alimentos gordurosos e frituras: Alimentos ricos em gorduras saturadas e frituras podem ser mais difíceis de digerir e podem agravar os efeitos colaterais gastrointestinais. Dê preferência a opções mais leves, como grelhados, assados e cozidos;
- Beber bastante água: A hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo. Beba água ao longo do dia para manter-se hidratado e ajudar na digestão.
Vale destacar que essas são apenas orientações gerais. Cada pessoa é única e pode ter necessidades alimentares específicas. Por isso, é fundamental buscar orientação de um nutricionista ou profissional de saúde qualificado para receber recomendações personalizadas, levando em consideração as necessidades individuais e possíveis interações com outros medicamentos ou condições médicas.
- Complicações de Saúde Não Detectadas:
Ao fazer automedicação ou uso do Ozempic sem uma avaliação médica adequada, as pessoas podem estar ignorando problemas de saúde subjacentes que precisam ser abordados. Apenas um profissional de saúde pode identificar condições médicas específicas e recomendar o tratamento mais adequado.
- Interferência na regulação natural do corpo:
O uso não indicado do Ozempic pode interferir nos processos naturais de regulação hormonal e metabólica do corpo, levando a desequilíbrios e consequências indesejáveis.
Logo, se o objetivo é perder peso e reduzir a gordura corporal, muito mais que pensar em soluções medicamentosas que a longo prazo não serão eficazes, é essencial adotar mudanças no estilo de vida. O acompanhamento multi profissional que inclua ao menos um médico, psicólogo, nutricionista e de um educador físico pode ser valiosa para ajudar a alcançar esses objetivos de forma segura e sustentável.
Se você quer saber mais sobre estratégias que funcionam no emagrecimento , se inscreva no Treinamento Gratuito e ao vivo AQUI >> https://materiais.anniebello.com.br/treinamento-em-emagrecimento-e-comp-cadastro
Referências:
- Davies M, et al. Semaglutide 2.4 mg once a week in adults with overweight or obesity, and type 2 diabetes (STEP 2): a randomised, double-blind, double-dummy, placebo-controlled, phase 3 trial. Lancet. 2021;397(10288):971-984.
- NATIONAL INSTITUTE FOR HEALTH AND CARE EXCELLENCE (NICE). Appraisal consultation document Semaglutide for managing overweight and obesity, 2022AGA. AGA Clinical Guidelines on Pharmacological Interventions for Adults with Obesity, 2022
- DOI: 10.1056/NEJMoa203218
- Site oficial da Ozempic:https://www.ozempic.com/