Polêmica de hoje em torno do colesterol! Muita gente ainda reluta, mas não tem jeito: as evidências mostram cada vez mais que o colesterol dos alimentos exerce pouco ou nenhum efeito sobre o colesterol do sangue. Inclusive os guidelines mais atuais já retiraram valores de colesterol para tratamento de dislipidemias!
Isso se deve ao fato de que o organismo humano possui um mecanismo de controle sobre o colesterol: caso ele seja mais ingerido, o fígado passa a produzir menos. Caso ele seja menos ingerido, o fígado passa a produzir mais. Incrível, né? Então nada de criminalizar o ovo!
Mais impactante no colesterol são os carboidratos simples (como açúcar e farinha refinados) e gordura saturada (presente principalmente em alimentos ultraprocessados e carnes gordurosas). Esses sim elevam o colesterol total e o LDL! Há recomendações nos guidelines para a restrição desses dois nutrientes, com menor ou maior grau dependendo do tipo de dislipidemia da pessoa.
REFERÊNCIA
Faludi AA, Izar MCO, Saraiva JFK, Chacra APM, Bianco HT, Afiune Neto A et al. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017. Arq Bras Cardiol 2017; 109(2Supl.1):1-76